quarta-feira, 1 de junho de 2011

Descrição do Trabalho realizado em sala 01/06/2011

   Este trabalho foi desenvolvido e realizado com a supervisão e orientação do Profº Hércules Ezequiel Zardiole, na disciplina  Gestão do Conhecimento. Com intuito de informar e ressaltar a importância da Gestão do Conhecimento dentro das organizações, nós como futuros gestores, visando a implantação dessa ferramenta como característica principal de destaque nas organizações.


 Alunos (as) autores: Denis Goes Passos
                                Viviani Jesus Ramos
                                 Wangda Barbosa

Gestão do Conhecimento

   As organizações precisam ter inventários de todo o seu capital, precisa saber o que ela "possui" e a GC é a ferramenta utilizada para esse "balancete". Com a GC conseguimos identificar o capital humano e intelectual. Sabemos onde está o conhecimento tácito, considerando os conhecimento, as habilidades, experiências e atitudes de cada colaborador e trabalhando a GC para transformar tudo isso em conhecimento explícito e assim aumentar, disseminar o capital intelectual dentro das organizações.

Prática da GC

   A GC não está ligada a um produto de perfil, esta ferramenta pode e deve ser utilizada em todas as áreas organizacionais e pessoais.
  Empresas que adotam a prática da GC está na realidade valorizando o colaborador, o indivíduo assim, como seu produto e ou serviço, são empresas modernas atuais buscando novos conceitos preocupados com a sustentabilidade com a sociedade, passando a imagem de que diretores, gestores, supervisores e colaboradores desenvolvem um grande trabalho em equipe. Ex: Sabesp, Petrobrás, etc...




Criatividade e GC

      A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, de modo a criar uma empresa mais inteligente e competitiva. “(…) é uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização – informações registradas e o talento dos seus membros – em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade.” (MURRAY, 1996, p.4)
O conhecimento é o objeto núcleo do estudo da Gestão do Conhecimento. Mas afinal, o que é conhecimento? Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de um objeto por meio de acúmulo de experiências e práticas. O conhecimento coletivo inclui valores, explicações, modos de comportamento, muitas vezes chamados de tradições, que orientam o comportamento de indivíduos das gerações seguintes. O conhecimento pode ser classificado como:
  1. conhecimento tácito: talento, habilidade, modelos mentais, experiências natas e/ou adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo;
  2. conhecimento formal ou codificado: é onde o saber tácito individual (ou parte dele) se torna explícito, ou seja, os processos pelos quais o saber tácito é expresso em conceitos, de forma organizada e acessível, facilitando o seu entendimento;
  3. conhecimento interno: processos pelos quais as pessoas adquirem conhecimentos tácitos exercendo diferentes atividades em ambientes coletivos;
  4. conhecimento externo: processos pelos quais as pessoas adquirem conhecimentos tácitos e/ou codificados com origem externa ao ambiente.




Mapa Mental

O Mapa Mental (Mind Map) é um valiosa técnica que melhora o processo de anotar e organizar suas idéias e fortalece sua criatividade na solução de problemas. Usando o Mapa Mental você pode identificar e entender rapidamente a estrutura do assunto estudado, pois as relações e conexões entre as diversas peças de informação ficam mais evidentes.
O Mapa Mental é um recurso gráfico que substitue o processo convencional de anotações sob a forma de listagem. Um bom Mapa Mental mostra a “fotografia” do assunto, evidencia a importância relativa das informações ou conceitos relacionados ao tema central e suas associações.

Como usar um Mapa Mental


O Mapa Mental acima aponta as principais áreas em que essa poderosa técnica é usada com sucesso por empresas multinacionais, universidades, governos, palestrantes, educadores, executivos e empresários eminentes ao redor do Planeta.



Referências Bibliográficas

          As informações contidas neste site, foram extraídas do material de sala de aula, que tiveram referência do site: SBGC.com.br, conforme orientação do Profº de Gestão do Conhecimento Hércules Ezequiel Zardiole.