quarta-feira, 1 de junho de 2011

Criatividade e GC

      A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, de modo a criar uma empresa mais inteligente e competitiva. “(…) é uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização – informações registradas e o talento dos seus membros – em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade.” (MURRAY, 1996, p.4)
O conhecimento é o objeto núcleo do estudo da Gestão do Conhecimento. Mas afinal, o que é conhecimento? Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de um objeto por meio de acúmulo de experiências e práticas. O conhecimento coletivo inclui valores, explicações, modos de comportamento, muitas vezes chamados de tradições, que orientam o comportamento de indivíduos das gerações seguintes. O conhecimento pode ser classificado como:
  1. conhecimento tácito: talento, habilidade, modelos mentais, experiências natas e/ou adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo;
  2. conhecimento formal ou codificado: é onde o saber tácito individual (ou parte dele) se torna explícito, ou seja, os processos pelos quais o saber tácito é expresso em conceitos, de forma organizada e acessível, facilitando o seu entendimento;
  3. conhecimento interno: processos pelos quais as pessoas adquirem conhecimentos tácitos exercendo diferentes atividades em ambientes coletivos;
  4. conhecimento externo: processos pelos quais as pessoas adquirem conhecimentos tácitos e/ou codificados com origem externa ao ambiente.




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